domingo, 11 de agosto de 2013

Fantoche Boi-Bumbá feito com caixa de leite

Esse Boi-Bumbá é um personagem famoso que alegra as festas folclóricas. É também uma dança da cultura Brasileira. A semana do Folclore está chegando e deixo aqui uma dica muito bacana. Que tal organizar com seus alunos uma oficina de arte para trabalhar a lenda do Boi-Bumbá? Organize um espaço bem legal e com o seu fantoche já confeccionado apresente a lenda e em seguida comece a parte  prática da oficina que pode ser em dupla ou trio, mas, acredito que todas as crianças irão querer seu próprio boi.kkk... Um dia antes da oficina solicite os principais materiais para a crianças como a caixa vazia de leite ou suco. 
A lenda diz que um fazendeiro muito rico tinha um lindo boi. Um dos trabalhadores da fazenda estava com sua esposa gravida. Catarina desejou comer a língua do boi e Pai Chico para agradar a amada matou o boi, mas, o fazendeiro ficou furioso e procurou o empregado dizendo que ele iria devolver o animal vivo. Desesperado o casal procurou um Pajé para ressuscitar o boi.
 Depois de confeccionado e explorada a lenda com as crianças. Realize uma exposição, convide as outras turmas para prestigiar e conhecer a lenda do Boi-Bumbá. Materiais: 1 caixa de leite ou suco vazia, retalhos de TNT de várias cores, placa de E.V.A marrom, branco e preto, tesoura, cola quente, lantejoulas, cola glitter. Bom trabalho! 

14 comentários:

  1. Lindo demais!!! Eu fiz com as minhas crianças, eles amaram e eu também!! parabéns pelo blog Vanusa!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Dani! Obrigada pelo carinho e muito sucesso para você é sua turminha. Beijos!

      Excluir
  2. Eu ameiii as idéias, vou fazer para meus alunos parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mary! Seja bem vinda querida e volte sempre que puder. Beijos!

      Excluir
  3. Anônimo6.5.14

    Muito lindo Vanusa ficou incrivel amei de mais!!!!
    Estou tentando fazer um para um trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16.8.16

    ola vc pode me explicar como foi feito esse fantoche , obrigada se possível mandar no meu email .glaucia.v.martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tá lindo. Vc têm o video

    ResponderExcluir
  6. Tá lindo. Vc têm o video

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pode me fala o passo a passo da montagem do boi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Desculpe-me a demora... Olha é muito simples, com os moldes em mão você encapa a caixa de leite com o tnt preto deixando a abertura para o braço... Depois vai só colando as peças, não tem muito segredo. Nessa época que fiz eu não gravava vídeos. Espero que você e os outros colegas tenham conseguido fazer essa fofura de fantoche. Bjs!

      Excluir
  8. como faz o boi passo a passo

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Sua opinião é muito importante. Os anônimos por gentileza deixe seu nome no comentário.Obrigada!

Categorias

Pedagoga Criativa (134) Moldes (120) Diy (100) Artesanato (95) Lembranças (67) Reciclagem (39) Como fazer fantoche (35) Fantoches (34) Educação Infantil (32) Lembrancinhas (29) Ideias para o Folclore Brasileiro (27) Datas Comemorativas (26) Dia das Mães (26) Ideias para o dia Da Criança (26) Atividades (25) Folclore Brasileiro (25) Ideias para Festa Junina; (25) Atividade de arte 1 Ano (24) Atividade de arte 2 Ano (24) Ideias para o Natal (24) Ideias para o dia das Mães (22) atividade de artes 3 ano (21) Decoração:Sala de Aula (19) Lembranças para o Dia das Mães (19) Atividades para Educação Infantil (18) Ideias para o dia dos Pais (18) Atividades para 1 Ano (17) Painéis Escolares (17) Festa Junina - Decoração; (16) Volta ás Aulas (15) Artes Especiais para Festa Junina; (14) Dia dos Pais (14) Artesanato passo a passo (13) Ideias para a Páscoa (13) Atividades para 2 Ano (12) Lembranças Escolares e Aniversário Infantil (12) Atividades para imprimir (11) Ideias Natalinas (11) Lembrança para o dia da criança (10) Recursos Pedagógicos; (10) Viseiras de E.V.A; (10) aula de artesanato (10) Artesanato de eva (9) Fantoches de Luva T.N.T (9) Ideias para o dia da Árvore (9) Ideias para o dia do Soldado (9) Ideias para volta as aulas (9) Natal (9) videos (9) Atividade de Matematica (8) Atividade para 5 Ano (8) Atividades para 4 Ano (8) Fantoches de TNT e E.V.A (8) atividade de artes para Educação Infantil (8) Atividades de Artes Pintura e Colagem (7) Ideias para o dia das mães (7) Ideias para o dia do Estudante (7) Dia do Estudante (6) Ideias para a Semana do Trânsito (6) Ideias para aniversário Infantil (6) Moldes de letras para painel (6) Vogais de E.V.A (6) como fazer lembrança para a pascoa (6) Artes de Natal (5) Capas de Cadernos Escolares (5) Dia do Índio (5) Fantoche de Luva (5) Semana da Pátria (5) Atividades de arte para imprimir: Dia da Árvore (4) Capas de Atividades 2 Bimestres (4) Ideias para a Primavera (4) Ideias para a Semana da Pátria (4) Ideias para a semana do Meio Ambiente (4) Projetos Escolares; (4) dia da arvore (4) Ficha de leitura (3) Ideias para o dia Mundial da Saúde (3) Ideias para o dia do Livro Infantil (3) Maternal (3) ideias para o dia do índio (3) Arte em E.V.A (2) Dia do Soldado (2)