quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto: Valores para Toda Vida

Atendendo o pedido da Angela Callaça. Aqui está uma ideia para trabalhar projeto sobre valores.

 VALORES PARA TODA A VIDA

Público Alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Período: Duas semanas

     Justificativa

O presente projeto vem resgatar valores relevantes na vida do ser humano, buscando reflexão e prática que faça a diferença e possibilite a construção de laços afetivos e atitudes positivas no convívio social. Percebe-se que os valores devem ser explorados, incentivados e transmitidos desde a infância, tendo inicio no ambiente familiar e assim dando continuidade no espaço escolar, ambos necessitam um do outro para contribuir na formação da vida do individuo.

 Objetivo
  •   Conhecer a importância dos valores na vida do ser humano;
  •   Ampliar laços afetivos no ambiente escolar e familiar; 
  •   Incentivar a prática de valores no cotidiano; 
  • Estimular o respeito e o amor
  Desenvolvimento

 - Iniciar o projeto com uma peça teatral com fantoches, apresentado a proposta do trabalho para as crianças de forma lúdica. Prepare o ambiente para esse momento com um cartaz com o tema do projeto, placas espalhadas com as palavras chaves dos valores: RESPEITO, AMIZADE...
- Durante a semana do projeto inicie sempre com uma atividade lúdica explorando um valor. Comece com a AMIZADE, depois RESPEITO, RESPONSABILIDADE, HONESTIDADE... Trabalhe laços afetivos entres as crianças, destaque bem o valor trabalhado com brincadeiras, desenhos livres, histórias e outros.
- Confeccione recursos para os trabalhos: Um baú de valores feito de caixa de papelão ou uma caixa de valores e realize a rodinha de conversa, retire de dentro do recurso um objeto que represente um valor, procure algo que as crianças possa identificar e explore de todas as formas.
- Realize uma exposição de valores através de desenhos criados pelas crianças e convide a escola e pais para visitar a exposição, prestigiando o trabalho dos artistas.
- Elabora um mural de valores junto com as crianças.
- Escolhe uma história infantil abordando valores e começar ensaios para uma peça teatral.
- Trabalhar músicas que apresente valores, pode organizar uma coreografia simples ou apenas cantar com as criança e no final explorar a letra da música de forma lúdica.
- Confeccionar cartão sobre o tema do projeto e mensagem de reflexão.
- Criar viseiras ou crachás de identificação do projeto para as criança.
  Culminância

 -  O educador pode organizar as crianças no portão do lado de dentro da escola e realizar a entrega dos cartões de mensagem sobre o projeto para os pais.
-  Momento de reflexão a respeito da importância dos valores no patio ou auditório da escola com coreografia ou peça teatral para os pais em geral. 
Recursos
Caixa de papelão, papel A4, lápis, pincel, giz de cera, fantoche, som, E.V.A
 Avaliação
A avaliação será continua através de observações e registros das ações durante todo o projeto.

3 comentários:

  1. Anônimo7.1.14

    gostei muito desse projeto, parabens. Valquiria

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31.5.22

    Amei, cada detalhe tem uma grandiosa importância. Sou fã de projetos

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Sua opinião é muito importante. Os anônimos por gentileza deixe seu nome no comentário.Obrigada!

Categorias

Pedagoga Criativa (134) Moldes (120) Diy (100) Artesanato (95) Lembranças (67) Reciclagem (39) Como fazer fantoche (35) Fantoches (34) Educação Infantil (32) Lembrancinhas (29) Ideias para o Folclore Brasileiro (27) Datas Comemorativas (26) Dia das Mães (26) Ideias para o dia Da Criança (26) Atividades (25) Folclore Brasileiro (25) Ideias para Festa Junina; (25) Atividade de arte 1 Ano (24) Atividade de arte 2 Ano (24) Ideias para o Natal (24) Ideias para o dia das Mães (22) atividade de artes 3 ano (21) Decoração:Sala de Aula (19) Lembranças para o Dia das Mães (19) Atividades para Educação Infantil (18) Ideias para o dia dos Pais (18) Atividades para 1 Ano (17) Painéis Escolares (17) Festa Junina - Decoração; (16) Volta ás Aulas (15) Artes Especiais para Festa Junina; (14) Dia dos Pais (14) Artesanato passo a passo (13) Ideias para a Páscoa (13) Atividades para 2 Ano (12) Lembranças Escolares e Aniversário Infantil (12) Atividades para imprimir (11) Ideias Natalinas (11) Lembrança para o dia da criança (10) Recursos Pedagógicos; (10) Viseiras de E.V.A; (10) aula de artesanato (10) Artesanato de eva (9) Fantoches de Luva T.N.T (9) Ideias para o dia da Árvore (9) Ideias para o dia do Soldado (9) Ideias para volta as aulas (9) Natal (9) videos (9) Atividade de Matematica (8) Atividade para 5 Ano (8) Atividades para 4 Ano (8) Fantoches de TNT e E.V.A (8) atividade de artes para Educação Infantil (8) Atividades de Artes Pintura e Colagem (7) Ideias para o dia das mães (7) Ideias para o dia do Estudante (7) Dia do Estudante (6) Ideias para a Semana do Trânsito (6) Ideias para aniversário Infantil (6) Moldes de letras para painel (6) Vogais de E.V.A (6) como fazer lembrança para a pascoa (6) Artes de Natal (5) Capas de Cadernos Escolares (5) Dia do Índio (5) Fantoche de Luva (5) Semana da Pátria (5) Atividades de arte para imprimir: Dia da Árvore (4) Capas de Atividades 2 Bimestres (4) Ideias para a Primavera (4) Ideias para a Semana da Pátria (4) Ideias para a semana do Meio Ambiente (4) Projetos Escolares; (4) dia da arvore (4) Ficha de leitura (3) Ideias para o dia Mundial da Saúde (3) Ideias para o dia do Livro Infantil (3) Maternal (3) ideias para o dia do índio (3) Arte em E.V.A (2) Dia do Soldado (2)