quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto: Um Mergulho no Mundo da Leitura


PROJETO: UM MERGULHO NO MUNDO DA LEITURA! 
Público alvo: Educação Infantil 
Duração: O Projeto será desenvolvido durante o ano letivo e poderá permanecer nos anos seguintes, havendo necessidade o mesmo deve sofre alteração depois das observações e avaliações no decorrer das ações.
1- Justificativa
 O mundo encantado da leitura está presente na vida do ser humano deste os seus primeiros anos de vida quando a criança começa a observar imagens, gestos, movimentos... O início da leitura de letras, sílabas, palavras e textos tornam-se mais presente na vida da criança durante o amadurecimento. O desenvolvimento a respeito da leitura depende também de incentivos diversificado de acordo com cada criança. Algumas iniciam o processo de leitura com maior rapidez, outras necessitam de um maior acompanhamento dos pais, de estratégias pedagógicas por parte da escola e professora... Porém é necessário primeiramente respeitar a construção de conhecimento e o tempo de cada criança. Algumas apresentam mais dificuldade de leitura do que outras. Neste contexto é relevante a observação, analisando as dificuldades das mesmas em relação à leitura e também a ansiedade em começar a ler livros. A proposta deste trabalho tem como eixo principal a leitura e interpretação por que nesta fase a criança precisa descobrir que ler é bom demais, e que compreender o que está lendo e bem melhor. Assim, o hábito da leitura torna-se constante em sua vida. Não é cedo pra começar, pois é no início da Educação Infantil que o mergulho no mundo da leitura se for bem estimulado terá mais significado e bons resultados. O primeiro mergulho deve ser nos livros de imagens, através deles e de forma lúdica o início da formação de bons leitores será mais divertida. 
1.1Objetivo
  Incentivar o hábito da leitura nas crianças da Educação Infantil e consequentemente contribuir na formação de alunos capazes de ler e interpretar.
 2- Desenvolvimento
 A professora apresentará à proposta do trabalho as crianças em uma rodinha de conversa e coletivamente a turma irá pensar em um mascote que acompanhará o decorrer do projeto, podendo ser um (a) boneco (a) de pano ou um animalzinho. 

A criação fica por conta da criatividade da professora e dos alunos, o dia da chegada do mascote que ainda não tem nome deverá ser de forma criativa e divertida. A turma deverá fazer uma visita à biblioteca, por tratar-se de um espaço de relevância para a formação do aluno leitor, a mesma deve se um lugar organizado, limpo e criativo que encante as crianças da Educação Infantil. Na biblioteca a turma irá encontrar o mais novo amiguinho (a) o mascote que deverá está sentado como se estivesse lendo um livro. O mascote sempre carrega uma mochila contendo um livro de Literatura Infantil capaz de encantar e despertar curiosidade na criança em conhecer a história que ele carrega. O mascote será um incentivador que trará sugestões de leitura, sempre fazendo rodizio de livros para a criançada. Na volta a sala de aula com o mascote a professora organizará uma rodinha para a escolha do nome do novo amiguinho, deixando todas as crianças participarem. No dia combinado haverá um sorteio e a criança sorteada levará os bonecos para passar um dia com ele, à criança terá que cuidar do seu amiguinho (a), ler a história que ele leva na mochila, brincar, cantar e colocá-lo para dormir. (Neste caso os pais devem ler a história para a criança) As crianças devem ter um cuidado especial com os materiais, por que no dia seguinte o mascote terá que voltar para sala e seguir para a casa de outro colega. 

No dia seguinte na rodinha de conversa haverá a socialização para a turminha sobre os acontecimentos e também a respeito da história lida (a professora poderá ir mudando o livro a cada dia, podendo começar pelos livros de imagens) Todos os alunos receberão uma carteirinha de “Sócio do projeto: Um mergulho no mundo da leitura”, como forma de incentivo ao ato da leitura e visita à biblioteca. Visitas à biblioteca devem ser realizadas com frequência.
 3.1 Ações da Professora
 - Realizar o sorteio e enviar o mascote com a mochila contendo um livro de Literatura Infantil para a criança lê juntamente com a participação dos pais; - Incentivar a leitura de livros de Literatura Infantil; - Realizar a socialização dos acontecimentos e entendimento em relação à história lida pela criança. O que gostou? O que não gostou? O que gostaria de mudar?... - Acompanhar e valorizar o desenvolvimento, andamento e a realização do Projeto; - Realizar dramatização da história com a participação das crianças; - Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do projeto; - Trabalhar alguns cuidados com o mascote. 
 3.2 Ações dos Pais
 - Acompanhar o projeto em casa, incentivando seu filho à leitura. - Promover atividades variadas e interessantes de acompanhamento da leitura do livro ( A propostas do projeto deve seguir em anexo para os pais) ; - Explora o entendimento da criança a respeito da história; - Auxiliar a leitura da criança em um lugar tranqüilo e agradável; - Compromisso e responsabilidade a respeito da devolução do mascote no dia seguinte, caso o aluno por algum motivo não puder ir à escola os responsáveis devem levar o boneco, pois outra criança já o aguarda. 
6- Culminância
Exposição dos livros lidos pelas crianças. Organizar um espaço de leitura bem lúdico com os livros, bonecos e trabalhos realizados durante o projeto. Convidar pais e escola em geral para visitar o cantinho dedicado a leitura.
5- Recursos
Bonecos de pano, Livros de Literatura Infantil; folha A4, mochila de Tnt
6- Avaliação
Através de observações e registros durante as ações do projeto.
Obs: O projeto pode ser adaptado ao Ensino Fundamental


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Sua opinião é muito importante. Os anônimos por gentileza deixe seu nome no comentário.Obrigada!

Categorias

Pedagoga Criativa (134) Moldes (120) Diy (100) Artesanato (95) Lembranças (67) Reciclagem (39) Como fazer fantoche (35) Fantoches (34) Educação Infantil (32) Lembrancinhas (29) Ideias para o Folclore Brasileiro (27) Datas Comemorativas (26) Dia das Mães (26) Ideias para o dia Da Criança (26) Atividades (25) Folclore Brasileiro (25) Ideias para Festa Junina; (25) Atividade de arte 1 Ano (24) Atividade de arte 2 Ano (24) Ideias para o Natal (24) Ideias para o dia das Mães (22) atividade de artes 3 ano (21) Decoração:Sala de Aula (19) Lembranças para o Dia das Mães (19) Atividades para Educação Infantil (18) Ideias para o dia dos Pais (18) Atividades para 1 Ano (17) Painéis Escolares (17) Festa Junina - Decoração; (16) Volta ás Aulas (15) Artes Especiais para Festa Junina; (14) Dia dos Pais (14) Artesanato passo a passo (13) Ideias para a Páscoa (13) Atividades para 2 Ano (12) Lembranças Escolares e Aniversário Infantil (12) Atividades para imprimir (11) Ideias Natalinas (11) Lembrança para o dia da criança (10) Recursos Pedagógicos; (10) Viseiras de E.V.A; (10) aula de artesanato (10) Artesanato de eva (9) Fantoches de Luva T.N.T (9) Ideias para o dia da Árvore (9) Ideias para o dia do Soldado (9) Ideias para volta as aulas (9) Natal (9) videos (9) Atividade de Matematica (8) Atividade para 5 Ano (8) Atividades para 4 Ano (8) Fantoches de TNT e E.V.A (8) atividade de artes para Educação Infantil (8) Atividades de Artes Pintura e Colagem (7) Ideias para o dia das mães (7) Ideias para o dia do Estudante (7) Dia do Estudante (6) Ideias para a Semana do Trânsito (6) Ideias para aniversário Infantil (6) Moldes de letras para painel (6) Vogais de E.V.A (6) como fazer lembrança para a pascoa (6) Artes de Natal (5) Capas de Cadernos Escolares (5) Dia do Índio (5) Fantoche de Luva (5) Semana da Pátria (5) Atividades de arte para imprimir: Dia da Árvore (4) Capas de Atividades 2 Bimestres (4) Ideias para a Primavera (4) Ideias para a Semana da Pátria (4) Ideias para a semana do Meio Ambiente (4) Projetos Escolares; (4) dia da arvore (4) Ficha de leitura (3) Ideias para o dia Mundial da Saúde (3) Ideias para o dia do Livro Infantil (3) Maternal (3) ideias para o dia do índio (3) Arte em E.V.A (2) Dia do Soldado (2)