22.5.13

Projeto: Um Mergulho no Mundo da Leitura


PROJETO: UM MERGULHO NO MUNDO DA LEITURA! 
Público alvo: Educação Infantil 
Duração: O Projeto será desenvolvido durante o ano letivo e poderá permanecer nos anos seguintes, havendo necessidade o mesmo deve sofre alteração depois das observações e avaliações no decorrer das ações.
1- Justificativa
 O mundo encantado da leitura está presente na vida do ser humano deste os seus primeiros anos de vida quando a criança começa a observar imagens, gestos, movimentos... O início da leitura de letras, sílabas, palavras e textos tornam-se mais presente na vida da criança durante o amadurecimento. O desenvolvimento a respeito da leitura depende também de incentivos diversificado de acordo com cada criança. Algumas iniciam o processo de leitura com maior rapidez, outras necessitam de um maior acompanhamento dos pais, de estratégias pedagógicas por parte da escola e professora... Porém é necessário primeiramente respeitar a construção de conhecimento e o tempo de cada criança. Algumas apresentam mais dificuldade de leitura do que outras. Neste contexto é relevante a observação, analisando as dificuldades das mesmas em relação à leitura e também a ansiedade em começar a ler livros. A proposta deste trabalho tem como eixo principal a leitura e interpretação por que nesta fase a criança precisa descobrir que ler é bom demais, e que compreender o que está lendo e bem melhor. Assim, o hábito da leitura torna-se constante em sua vida. Não é cedo pra começar, pois é no início da Educação Infantil que o mergulho no mundo da leitura se for bem estimulado terá mais significado e bons resultados. O primeiro mergulho deve ser nos livros de imagens, através deles e de forma lúdica o início da formação de bons leitores será mais divertida. 
1.1Objetivo
  Incentivar o hábito da leitura nas crianças da Educação Infantil e consequentemente contribuir na formação de alunos capazes de ler e interpretar.
 2- Desenvolvimento
 A professora apresentará à proposta do trabalho as crianças em uma rodinha de conversa e coletivamente a turma irá pensar em um mascote que acompanhará o decorrer do projeto, podendo ser um (a) boneco (a) de pano ou um animalzinho. 

A criação fica por conta da criatividade da professora e dos alunos, o dia da chegada do mascote que ainda não tem nome deverá ser de forma criativa e divertida. A turma deverá fazer uma visita à biblioteca, por tratar-se de um espaço de relevância para a formação do aluno leitor, a mesma deve se um lugar organizado, limpo e criativo que encante as crianças da Educação Infantil. Na biblioteca a turma irá encontrar o mais novo amiguinho (a) o mascote que deverá está sentado como se estivesse lendo um livro. O mascote sempre carrega uma mochila contendo um livro de Literatura Infantil capaz de encantar e despertar curiosidade na criança em conhecer a história que ele carrega. O mascote será um incentivador que trará sugestões de leitura, sempre fazendo rodizio de livros para a criançada. Na volta a sala de aula com o mascote a professora organizará uma rodinha para a escolha do nome do novo amiguinho, deixando todas as crianças participarem. No dia combinado haverá um sorteio e a criança sorteada levará os bonecos para passar um dia com ele, à criança terá que cuidar do seu amiguinho (a), ler a história que ele leva na mochila, brincar, cantar e colocá-lo para dormir. (Neste caso os pais devem ler a história para a criança) As crianças devem ter um cuidado especial com os materiais, por que no dia seguinte o mascote terá que voltar para sala e seguir para a casa de outro colega. 

No dia seguinte na rodinha de conversa haverá a socialização para a turminha sobre os acontecimentos e também a respeito da história lida (a professora poderá ir mudando o livro a cada dia, podendo começar pelos livros de imagens) Todos os alunos receberão uma carteirinha de “Sócio do projeto: Um mergulho no mundo da leitura”, como forma de incentivo ao ato da leitura e visita à biblioteca. Visitas à biblioteca devem ser realizadas com frequência.
 3.1 Ações da Professora
 - Realizar o sorteio e enviar o mascote com a mochila contendo um livro de Literatura Infantil para a criança lê juntamente com a participação dos pais; - Incentivar a leitura de livros de Literatura Infantil; - Realizar a socialização dos acontecimentos e entendimento em relação à história lida pela criança. O que gostou? O que não gostou? O que gostaria de mudar?... - Acompanhar e valorizar o desenvolvimento, andamento e a realização do Projeto; - Realizar dramatização da história com a participação das crianças; - Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do projeto; - Trabalhar alguns cuidados com o mascote. 
 3.2 Ações dos Pais
 - Acompanhar o projeto em casa, incentivando seu filho à leitura. - Promover atividades variadas e interessantes de acompanhamento da leitura do livro ( A propostas do projeto deve seguir em anexo para os pais) ; - Explora o entendimento da criança a respeito da história; - Auxiliar a leitura da criança em um lugar tranqüilo e agradável; - Compromisso e responsabilidade a respeito da devolução do mascote no dia seguinte, caso o aluno por algum motivo não puder ir à escola os responsáveis devem levar o boneco, pois outra criança já o aguarda. 
6- Culminância
Exposição dos livros lidos pelas crianças. Organizar um espaço de leitura bem lúdico com os livros, bonecos e trabalhos realizados durante o projeto. Convidar pais e escola em geral para visitar o cantinho dedicado a leitura.
5- Recursos
Bonecos de pano, Livros de Literatura Infantil; folha A4, mochila de Tnt
6- Avaliação
Através de observações e registros durante as ações do projeto.
Obs: O projeto pode ser adaptado ao Ensino Fundamental


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Sua opinião é muito importante. Os anônimos por gentileza deixe seu nome no comentário.Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...