26.5.13

Dinâmica: O que permito que entre e fique no meu coração?

Olá queridas! Estarei postando em nosso espaço um cantinho de dinâmicas, as mesmas são importantes para atividades escolares, trabalho social... Podendo ser aplicadas para  quebra- gelo, motivar, refletir... Hoje  encontrei em minha caixa de recursos esse coração com chaves que trabalhei em uma das minhas atividades com crianças, jovens, adultos e a melhor idade. O resultado foi positivo com todos os grupos, o trabalho com as crianças é necessário uma linguagem mais fácil.

Nome: O que permito que entre e fique no meu coração?
Objetivo: Refletir a respeito de comportamentos e valores  que contribui  positivamente para uma vida social saudável.
Recursos: Caixa de sapato, E.V.A, cola quente, tesoura, etiqueta com palavras, moldes das chaves e coração.
Procedimentos: 
  • Esconder as chaves no espaço onde a dinâmica vai ser aplicada;
  • Apresentar o coração e explicar para os participantes que o mesmo está representando o coração de todos e que precisamos saber o que tem dentro dele, para isso, precisamos da chave.
  • Solicitar que os participantes procurem no local a chave para abrir o coração;
  • Deixar a pergunta no ar: O que permito que entre e fique no meu coração?
  • Realizar um circulo e todos individualmente irão tentar abrir o coração, sem ler para os colegas a palavra que está na chave;   
  • As chaves que foram rejeitadas pelo coração são colocadas em cima da mesa, as que foram encaixadas na fechadura devem ser colocadas dentro do coração.
  • Analisar coletivamente as chaves, aceitas e negada pelo coração, o coordenador ou um participante apresenta aos colegas, lendo o  que ela representa.
  • Solicitar  que cada participante responda com uma palavra: O que você permite que fique dentro do seu coração? 
  • Debate e reflexão: Muitas das vezes um sentimento de raiva, inveja e rancor entra no nosso coração, mas, podemos decidir se ele irá permanecer ou não. Precisamos de um coração com sentimentos e valores positivos para uma vida social significativa, assim, estaremos agradando a Deus e atraindo energias favoráveis.   
Avaliação: Observar a participação e compreensão dos participantes a respeito da mensagem da dinâmica.
Sugestões de palavras para as chaves: Respeito, amor, educação, falsidade, raiva, família, solidariedade, briga, paz, inveja, carinho, arrogância, honestidade, lealdade, rancor... 
 Será que os educadores desse espaço gostam de trabalhar com dinâmicas? Bom trabalho e beijocas!

Autora: Vanusa Pedagoga Criativa



4 comentários:

  1. Parabéns pela sua criatividade,que Deus continue te iluminando.Gostei muito dessa dinamica sobre o que permito que entre e fique no meu coração,vou usá-la essa semana com meus alunos.E os moldes também estão um mimo.Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada linda Rosani! Sinta-se a vontade esse espaço é nosso. Conte sempre comigo. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1.11.14

    Ola conheci seu blog hoje e adorei - tem muitas ideias interessantes! Gostaria de utilizar essa dinâmica - onde estão os moldes? Grata Debora

    ResponderExcluir
  4. O seu blog é tudo de bom, gostei muito e vou visitar mais vezes

    ResponderExcluir

Participe! Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Sua opinião é muito importante. Os anônimos por gentileza deixe seu nome no comentário.Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...